("It's not your fault
It's just the way we're wired" Marillion )
Se tem alguma
urucubaca, bruxa, macumba, o diabo a 4, devo confessar. Está enterrado no quintal da minha casa. Por hora é só.
Fábio Costa: Pouco exigido, mas parecia ligado.
Rafael Cruz: Muito tímido no primeiro tempo e foi se soltando na outra etapa.
Cáceres: Ah, menino, quanto tempo ainda vai demorar pra ser aquele?
Lima: Começou meio atrapalhado mais foi melhorando. E com dois jogos já passa mais segurança do que o paraguaio.
Werley: Tranquilo no jogo, mas assim como os outros dois, péssimo na saída de bola.
Serginho: Um tanto quanto sumido no jogo. Também, novamente deslocado para direita, onde não é a sua.
(Fabiano): Não vi. Vocês saberão porque.
João Pedro:Nem de longe foi sua melhor participação. Foi pro gasto. E como pro gasto não basta...
(Rafael Jataí): Entrou com consistência, ajudando minimizar a falta do Zé. Mas também vi pouco.
Ricardinho: Quando começar a arriscar (e acertar) mais chutes a gol, voltará a ser o que queremos dele. De resto, tá encaixando!
Diego Souza: Ainda muito lento. Em um lance aqui, outro acolá, mostra que sabe o que fazer com a bola. Mas não tá fazendo.
Neto Berola: Era o melhor do ataque até sair.
(Obina): Mostrou o que é posicionamento dentro da área para um centro avante.
Diego Tardelli: Não vinha lá muito bem. Mas aí mostrou que pelo menos não esqueceu o que ano passado fez demais!
Luxemburgo: Ainda discordo da escalação e da saída do Berola. Felizmente (mais uma vez pra ele) deu certo. Mas está pagando caro o preço de ter 'abandonado' Jonílson e Carlos Alberto. 3 zagueiros não bastam para fazer o que volantes fazem.
Primeiro tempo de sempre: Galo pouco criativo, sem saída de bola. Quando o Fábio Costa dá chutão, a bola volta. Quando toca pro zagueiro, ele erra o passe e gera contra ataque. E foi assim que surgiram as oportunidades do Guarani. Roubadas de bola no meio, zaga mal posicionada e chute para (fora do) gol. Ainda bem. Do lado alvinegro, toques de bola pra lá e pra cá, não como a boa Espanha, que procura a melhor forma pra chegar o gol, mas como um time que não sabe o que fazer com a pelota. Ainda assim tivemos chances e uma bola na trave do Diego Souza foi o que nos aproximou mais do gol.
Segundo tempo veio com mudança. O Jataí, quem sabe, vai preencher o vazio deixado pela ausência de um segundo volante. Aí o Obina foi pro aquecimento. Previsível e desejável. Mas, ainda que eu quisesse a saída de um zagueiro ou do Diego Souza (e se fosse um atacante, o Tardelli), o temor era que tirasse o Berola. E de cara este aí vai pra linha de fundo em bela jogada e põe a bola nos pés do Tardelli que só não marca pela precisa defesa do goleiro. Mas meu temor não diminuiu. E prometi. Se saísse o Berola, não veria o resto do jogo. Como promessa é dívida, a partida acabou pra mim aos 15'.
Fui pra cozinha, mexer com canjiquinha e costelinha, destilando todo meu ódio para o fexô. O pior é que na saída do Berola, várias vaias e gritos de 'burro' foram ecoadas pelo estádio e, em vez de me sentir consolado com isto, temi ainda mais. Não foram poucas as vezes que isto aconteceu com o Luxa na grande passagem pelo Palmeiras dos anos 90. E, invariavelmente, quando isto ocorria, a coisa dava certo, o time desandava e surpreendia. Pois bem. Já me preparando para o pior (melhor), pensei numa desculpa. Se der certo, o mérito é dos jogadores. Não do Luxa.
No final das contas, só tenho que assumir a culpa. O pé frio sou eu. É só sair de frente da TV, que a coisa vai. (isto me faz lembrar a época da facul, quando prometi várias vezes ao Herberth e ao Jason que viraria cruzeirense, assim, o Galo ganharia tudo enquanto as marias, nada. E de quebra, ganharia uma estátua minha na frente da sede de lourdes como maior mártir atleticano. Esta promessa ainda não tive coragem de cumprir). O time faz 3 e só vejo o replay (após ouvir os gritos de gol da minha sobrinha , me resta subir correndo pra ver o que perdi - ou permiti). Como de praxe, não uma falha não podia deixar de acontecer na zaga. E o outro zero do placar foi retirado. No mais, prometo amanhã desenterrar a cabeça de bode que está em algum canto por ali. Enquanto isto, vocês que viram a melhor parte do jogo, digam como foi que tudo aconteceu.
Xô ir pro quintal...