"Você merece, você merece. Tudo vai bem, tudo legal. Cerveja, samba e amanhã, seu Zé, se acabarem teu carnaval....."
De volta ao trabalho.
Na última volta do ponteiro da primeira rodada da copinha, eu que vi apenas alguns jogos, tive uma péssima impressão do jogo de ontem.
Em primeiro lugar, porque não houve futebol. Foi péssimo!
Em segundo, porque um dos motivos de não ter havido futebol é que o adversário assumiu durante toda a partida uma postura extremamente covarde, indigna do esporte bretão, principalmente quando se trata de jovens que buscam um lugar ao sol. Retranca e catimba do começo ao fim. Será com esses jogadores o futuro dos próximos campeonatos nacionais?
Em terceiro, porque o Galinho não conseguiu dar uma resposta a altura. Se de um lado não queriam jogar bola, nossos jovens alvinegros deveriam ter mostrado mais. Até ensaiaram um pouco, mas sem repertório, se criatividade, sem objetividade e determinação.
Estaria eu exigindo demais dos 'pequenos'?
Creio que não. Afinal, do outro lado também haviam pequenos que, apesar da postura ridícula, futebolisticamente falando, chegaram ao resultado (ah, o tal resultado) que queriam. Se de outro lado havia gente do 'mesmo nível', eu esperava que no mínimo pudéssemos superar.
Também creio que não estou exigindo demais tendo em vista que somos (ou fomos?) conhecidos pelos bons frutos que vêm da base. Era de se esperar que isso fosse mostrado mais uma vez nesta copinha.
Se os jogadores são jovens, do lado de fora das quatro linhas há um comandante. Que não soube organizar o time quando este mais precisava. Após a falha que gerou o gol adversário, o time ficou perdido, o que é compreensível. Não obstante, precisava correr atrás. É nessas horas que a figura que está no banco é imprescindível. Na oportunidade, não adiantou.
Infelizmente começo esta coluna de 2009 lamentando e criticando. Infelizmente porque bem que eu desejo que eu tenha menos coisas ruins para escrever ao longo deste ano novo. Mas já que a realidade me mostra o contrário, vamos lá.
Não acompanho de perto a categoria de base então não tenho como dizer dos jogadores, de onde vem, etc. Em um jogo seria muita injustiça de minha parte dizer se são ou não bons de bola (reparem que minha crítica foi toda em cima da postura do time).
Mas uma coisa é certa. Vale para nós, atleticanos inveterados e insatisfeitos, como mais uma oportunidade para observarmos e vislumbrar algo que possa ser mais bem feito no clube.
Salientemos também que é função do comandante principal, o Leão, ver o que tá acontecendo lá e iniciar sua pescaria. E cabe principalmente à administração verificar se realmente está investindo nos garotos.
Os olhos já deveriam estar abertos, na copinha também!